Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil
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Pró-infantil

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O Projeto de Extensão “Formação de Professores Formadores e Tutores do Proinfantil no Estado de Minas Gerais” resulta de uma demanda encaminhada pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) à Universidade Federal de Minas Gerais. É uma proposta de parceria para o desenvolvimento do Programa Proinfantil que tem como objetivo a formação, em nível médio, modalidade normal, de professores de educação infantil em exercício que não têm a formação mínima exigida pela LDB/96 para o profissional que atua nesse nível de ensino. A UFMG, por meio da Faculdade de Educação, é parceira do Estado de Minas Gerais, trabalhando na formação de tutores e professores formadores para atuarem junto às cursistas do PROINFANTIL, oriundos de 17 municípios. O curso, tem a duração de dois anos com uma carga horária de 3.392 horas e encontra-se em sua segunda fase de implementação. No primeiro ano (2009/2010), foram desenvolvidos dois Encontros Estaduais de formação de tutores, professores formadores, assessores pedagógicos e coordenadores das Agências Formadoras (AGFs) e, ainda, seis Encontros de Formação Continuada para responder às demandas dos profissionais que atuam nas AGFs. Além disso é realizado o acompanhamento do desenvolvimento do curso, nas AGFs e nos municípios, por meio da Assessora Técnica Pedagógica (ATP).

Perguntas Frequentes ProInfantil

1) O que é o ProInfantil?

PROINFANTIL é um curso a distância, de formação para o magistério, em nível médio, oferecido para professores em exercício nos sistemas municipais e estaduais de educação, da rede pública ou privada, que não possuem a formação exigida pela LEI. 9.391/96, em seu artigo 62. Ao final do curso o professor receberá diploma para o exercício da docência somente na Educação Infantil. A legitimidade dos diplomas advém de pareceres emitidos pelos Conselhos Estaduais de Educação das unidades federadas nas quais o ProInfantil é desenvolvido.

2) Quem pode cursar o ProInfantil?

Para ingressar no curso, o professor deve ter idade mínima de 18 anos, nível fundamental completo, estar em exercício em sala de aula há no mínimo 4 anos na educação infantil e permanecer em exercício durante os dois anos de curso.

3) Só professores podem ingressar no ProInfantil?

Para se inscrever no ProInfantil o professor deverá comprovar vínculo estabelecido com instituição de Educação Infantil desde 2007 nas funções de professor, monitor ou auxiliar de classe.
4) O que acontece com o professor que se desvincular da instituição de Educação Infantil durante o curso?

Este professor poderá vincular-se a outra instituição de Educação Infantil. O professor tem sua prática pedagógica avaliada na instituição em que atua em todos os módulos do curso. Se não estiver vinculado a alguma instituição de Educação Infantil, não terá a nota dessa avaliação e será reprovado.
5) Qual a carga horária do curso?

O curso possui 4 módulos com duração 6 meses cada um, totalizando 2 anos de curso de 3.392h. Para sua realização, o ProInfantil utiliza atividades a distância orientadas por meio de material impresso e atividades presenciais concentradas nos períodos de férias escolares (Fases Presenciais) e nos sábados (Encontros Quinzenais).
6) Se o ProInfantil é um curso a distância, o que são as Fases Presenciais?

As atividades coletivas presenciais tem como objetivo orientar o professor cursista em todas as suas atividades. Na Fase Presencial, que acontece no início de cada módulo, o cursista é orientado para desenvolver as atividades do curso naquele módulo. Nos Encontros Quinzenais , que acontece aos sábados , o cursista entrega sua atividades individuais ao Tutor e esclarece suas dúvidas em relação aos Livros de Estudo. Na Fase Presencial Intermediária, que acontece 10 horas antes da realização das duas provas bimestrais, o cursista é orientado pelos Professores Formadores quanto à superação das dificuldades identificadas na análise do desempenho dos professores cursistas em relação aos conteúdos dos Livros de Estudos.

7) Quem são os tutores e professores formadores?

O tutor acompanha o processo de formação do professor cursista, sua prática pedagógica e outras atividades do curso. Os professores das áreas temáticas do curso são chamados de Professores Formadores.

8) Qual o currículo do curso?

O currículo do curso foi definido com base nas diretrizes curriculares para o Ensino Médio e nas concepções teóricas que orientam a formação dos professores de Educação Infantil. É estruturado em seis áreas temáticas que congregam: linguagens e códigos, identidade, sociedade e cultura, matemática e lógica, vida e natureza , língua estrangeira (eleita pelo estado), fundamentos da educação e organização do trabalho pedagógico.

9) O que acontece com o professor que reprovar em um dos módulos?

O professor cursista deve atingir um mínimo de 60% de aproveitamento em cada uma das avaliações dos módulos e 75% de freqüência. Se reprovar, o curso será interrompido.

10) Como é implementado o ProInfantil nos municípios?

A implementação do ProInfantil é feita de forma descentralizada, mediante parceria entre a União, os Estados e Municípios. A parceria é formalizada por meio de um Acordo de Participação que rege as ações das diferentes esferas.

11) Como serão feitas as inscrições?

O secretário de educação deve acessar o endereço http://simec.mec.gov.br e preencher a demanda do PAR. Após esse procedimento o MEC irá avaliar a quantidade de cursistas para cada estado ou município.

12) Professores formados em outras áreas podem ingressar no ProInfantil?

O ProInfantil é destinado exclusivamente a professores leigos. Professores formados em outras áreas que desejam trabalhar na Educação Infantil devem se informar sobre outros programas do Ministério da Educação destinados a segunda graduação e formação continuada.

Informações em http://portal.mec.gov.br

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