Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil

Memória do Seminário de 30 anos do ECA: Entre a ficção e a ação

Abaixo estão as referências bibliográficas do Seminário e links de acesso aos conteúdos.

 +Geral 

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) 

BRASIL. Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm 

+ Podcast  

Pequenos Diálogos: Direito de que mesmo? Episódio #1 – Educação 

Conversas de lá e de cá: Episódio #1 – Troca de Cartas entre Cundinamarca e Santana do Maranhão 

Pequenos Diálogos: Direito de que mesmo? Episódio #2 – Liberdade 

Conversas de lá e de cá: Episódio #2 – Troca de Cartas entre Alegre e Eusébio (Heloísa e João) 

Pequenos Diálogos: Direito de que mesmo? Episódio #3 – Alimentação 

Pequenos Diálogos: Direito de que mesmo? Episódio #4 – Cultura 

Pequenos Diálogos: Direito de que mesmo? Episódio #5 – Saúde 

Pequenos Diálogos: Direito de que mesmo? Episódio #6 – Brincar/Lazer 

Pequenos Diálogos: Direito de que mesmo? Episódio #7 – Respeito 

+ Referências

Entrevista com Rodrigo Ednilson (http://pensaraeducacao.com.br/blog/racismo-e-infancias/) 

CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2010. 

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2019. 

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. 

ADICHIE, Chimamanda. O perigo de uma única história. Geledés, 2010. Disponível em: https://www.geledes.org.br/chimamanda-adichie-o-perigo-de-uma-unica-historia/ 

LIMA, Heloisa Pires. Entre a orelha, a língua e a mão: a origem africana para o leitor infantil e juvenil”. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, 2º sem. 2009, p. 93-105. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6160269.pdf  

GALEANO, Eduardo. Janela sobre a utopia. As palavras andantes. Porto Alegre: L&PM, 2017. – “Ella está en el horizonte — dice Fernando Birri —. Me acerco dos pasos, ella se aleja dos pasos. Camino diez pasos y el horizonte se corre diez pasos más allá. Por mucho que yo camine, nunca la alcanzaré. ¿Para qué sirve la utopía? Para eso sirve: para caminar.” 

RACIONAIS MC’s. Capítulo 4, Versículo 3. Sobrevivendo no Inferno (álbum). Gravadora:  Cosa Nostra. São Paulo, 1997 

________________. Sobrevivendo no Inferno. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. 

MUNANGA, Kabengele. Nosso racismo é um crime perfeito. Entrevista a Camila Souza Ramos e Glauco Faria para o Jornal GGN, 2013. Disponível em: https://jornalggn.com.br/direitos-humanos/nosso-racismo-e-um-crime-perfeito/  

Movimento Negro Unificado (MNU). Ver em: https://mnu.org.br/ 

EMICIDA. AmarElo. Gravadora: Laboratório Fantasma. São Paulo: Sony Music, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PTDgP3BDPIU 

+ Referências – Mesa Abertura – Professora Irene Rizzini (https://www.youtube.com/watch?v=7WhXw1WZCmo) 

CIESPI/PUC-Rio – Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância – http://www.ciespi.org.br/ 

RIZZINI, Irene. O século perdido: raízes históricas das políticas públicas para a infância no Brasil. Rio de Janeiro; Editora Universitária Santa Úrsula; 1997. 301 p. ilus, tab. 

RIZZINI, Irene. A criança e a Lei no Brasil: revisitando a história (1822-2000). Brasília, DF; Rio de Janeiro: Unicef; USU Editora Universitária, 2000. 

RIZZINI, Irene. Vida nas ruas. Crianças e adolescentes nas ruas: trajetórias inevitáveis? Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2003. 284p. 

RIZZINI, Irene. A institucionalização de crianças no Brasil: percurso histórico e desafios do presente. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo : Loyola, 2004. 

RIZZINI, Irene; FLETES, Ricardo; ZAMORA, Maria Helena e NEUMANN, Mariana Menezes (orgs.). Niños, adolescentes, pobreza, marginalidad y violência en América Latina y el Caribe: relaciones indisociables? Rio de Janeiro: CIESPI/PUC-Rio, 2006. 305p. 

RIZZINI, Irene; PEREIRA, Luciléia; THAPLIYAL, Nisha. Percepções e experiências de participação cidadã de crianças e adolescentes no Rio de Janeiro. Rev. katálysis, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 164-177, dez. 2007.  

RIZZINI, Irene; Rizzini, Irma; Naiff, Luciene & Baptista, Rachel. Acolhendo crianças e adolescentes: experiências de promoção do direito à Convivência Familiar e Comunitária no Brasil. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNICEF; CIESPI; Rio de Janeiro, RJ: PUC-RIO. 2007. 

RIZZINI, Irene. O Século Perdido: Raízes históricas das Políticas Públicas para a infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2007. 

RIZZINI, Irene; PILOTTI, Francisco. A Arte de Governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2009. 

RIZZINI, Irene. Direitos humanos de crianças e adolescentes – 20 anos do Estatuto. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos, 2010. 223p.  

RIZZINI, Irene, LEITE, Aline Deus da Silva, MENEZES, Cristiane Diniz de. Cuidado Familiar e saúde mental: a atenção das famílias a seus filhos na infância e na adolescência. Rio de Janeiro, Editora PUC Rio/Editora Reflexão: 2013 

GOMES, Rodrigo Lima R.; LOLE, Ana; STAMPA, Inez. Para além da quarentena: reflexões sobre crise e pandemia Rio de Janeiro, Editora Mórula: 2020. 

BRASIL. Decreto nº 17.943-A, de 12 de outubro de 1927. Código de Menores Mello Matos, Rio de Janeiro, 1927. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1910-1929/D17943A.htm 

BRASIL. Decreto-lei no 5.452, de 1 de maio de 1943. Lex: coletânea de legislação: edição federal, São Paulo, v. 7, 1943. Suplemento. 

BRASIL. Lei nº 6697, de 10 de outubro de 1979. 

 

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