Infância em Tempos de Pandemia – experiências de crianças da grande BH
Este projeto de pesquisa elaborado no atual contexto da Pandemia de COVID – 19, é uma das ações do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil que buscam auxiliar na compreensão de como este contexto inusitado repercute nas experiências das crianças e seus familiares. A pesquisa tem por objetivo analisar os pontos de vista de crianças entre 8 e 12 anos no contexto de isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. A metodologia conjuga Formulário on line e entrevistas com as crianças que se disponibilizaram após a resposta ao Formulário, sendo todo o processo assegurando os critérios éticos de autorização dos responsáveis e o desejo da criança. As análises conjugarão métodos quantitativos e qualitativos conforme as informações construídas. Pretende-se que os resultados da pesquisa possam informar ações da política pública voltada para a infância, especialmente a política educacional.
Equipe
Coordenação
Isabel de Oliveira e Silva, Iza Rodrigues da Luz, Levindo Diniz Carvalho
Professora Colaboradora
Maria Cristina de Soares Gouvea
Pesquisadores
Ana Cláudia Figueiredo Brasil de Melo, Cecília Vieira do Nascimento, Fernanda Pedrosa Coutinho Marques, Joelma Andreão de Cerqueira, Kassiane dos Santos Oliveira, Laís Caroline Andrade Bitencourt, Lucas Ramos Martins, Rogério Augusto dos Santos, Rubia da Conceição Camilo
Bolsistas
Camila Trigo Matos, Júlia Ribeiro Tamietti, Maressa de Castro Santos, Mariana Cabral Soares
Site
Infância em tempos de pandemia
Profissionais da Educação Infantil: perfil e razões da permanência e da desistência da profissão
Investigamos o perfil dos profissionais da Educação Infantil e possíveis razões da desistência e da permanência na docência.
Equipe
Coordenação
Prof. Ademilson de Sousa Soares com a participação de estudantes e de professoras da educação infantil
Contato
paco@fae.ufmg.br
Infância, natalidade e educação: diálogos com Hannah Arendt
A pesquisa investiga possíveis relações entre natalidade, infância e educação, na perspectiva de Hannah Arendt, visando, dentre outros objetivos, promover uma análise do sentido político das instituições de Educação Infantil. Nascer, agindo e falando, pode ou não ser favorecido pela ação dos outros com os quais podemos ou não querer nos juntar, mas esse nascimento por atos e palavras nunca é condicionado e determinado pela presença dos outros. “Renascemos”, agimos e “reagimos” por amor ao mundo. A vontade de começar algo novo surge quando respondemos a isso por iniciativa própria. O conflito entre querer e não querer, vivido pela vontade de decidir, só cessa na ação. A ação começa quando a vontade cessa de querer e começa a agir. É a natalidade que nos joga no mundo e nos faz participar de uma comunidade com os outros. Cada indivíduo humano já não é mais uma criatura apenas, mas membro de todo o gênero humano. Ser capaz de instaurar o novo é ser capaz de operar o milagre do inesperado, de romper com o estabelecido no cotidiano e de instaurar algo novo e imprevisível. A iniciativa humana é milagrosa porque interrompe automatismos instituídos, paralisa processos históricos consolidados e faz surgir eventos outrora improváveis (ARENDT, 2002 e 2007).
Equipe
Coordenação
Prof. Ademilson de Sousa Soares com a participação de estudantes e de professoras da educação infantil
Contato
paco@fae.ufmg.br
O perfil dos egressos do curso de pedagogia e a prática profissional na educação infantil
O Projeto de pesquisa intitulado “Os egressos do curso de pedagogia da UFMG e a prática profissional na educação infantil” tem por objetivo principal diagnosticar o perfil dos egressos do curso de pedagogia (presencial e à distância) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – e identificar aqueles que atuam em instituições escolares de educação infantil como professores, gestores e/ou coordenadores. Para isso, tem sido importante a sistematização do conhecimento teórico já produzido sobre a formação inicial destes profissionais nos cursos de pedagogia e sobre o que a literatura define como práticas profissionais significativas na docência. Após o mapeamento do perfil dos egressos da UFMG serão identificados ex-alunos que trabalham atuam na educação infantil a partir de dois critérios: ex-alunos que já atuavam na educação infantil antes de ingressar no curso de pedagogia e ex-alunos que passaram a atuar na educação infantil após o ingresso no curso. A metodologia utilizada é qualitativa mediante análise de fontes documentais e de entrevistas semiestruturadas. O projeto de pesquisa visa a contribuir para o enfrentamento de uma grave problemática: o distanciamento dos cursos de formação inicial de professores da prática cotidiana em escolas de educação infantil. Como produtos da pesquisa, teremos o relatório final, a publicação de artigo científico e a participação em evento da área.
Equipe
Coordenação
Prof. Ademilson de Sousa Soares com a participação de estudantes e de professoras da educação infantil
Contato
paco@fae.ufmg.br
Pressupostos epistemológicos das pesquisas para, com e sobre criança, infância e educação infantil
A pesquisa intitulada “Pressupostos epistemológicos das pesquisas para, com e sobre criança, infância e educação infantil” visa a compreender o debate acadêmico sobre educação infantil . A pesquisa busca mapear os pressupostos das pesquisas através do estudo dos trabalhos apresentados na ANPED; da análise de teses e dissertações; e de artigos científicos publicados em revistas acadêmicas. A pesquisa busca ainda investigar as concepções e os pressupostos teórico-metodológicos que orientam os trabalhos e propor reflexões que possam contribuir para a realização de novas pesquisas sobre a criança, seu desenvolvimento e sua aprendizagem; sobre perspectivas curriculares e projetos pedagógicos para creches e ?pré-escolas?; e sobre as políticas públicas para a formação do educador infantil e para as relações entre níveis e modalidades de ensino. O projeto de pesquisa visa a contribuir para superar o distanciamento muitas vezes existente entre os cursos de formação inicial de professores da prática cotidiana em escolas de educação básica. Como produtos da pesquisa, teremos o relatório final, a publicação de artigo científico e a participação em evento da área.
Equipe
Coordenação
Prof. Ademilson de Sousa Soares com a participação de estudantes e de professoras da educação infantil
Contato
paco@fae.ufmg.br
Grupo de Pesquisa Laboratório GESTOLab (CNPq)
Busca dar condições aos seus integrantes (pesquisadores, bolsistas e alunos) de vivenciar um espaço catalisador do processo de construção de conhecimento na área a partir da experimentação, discussão e reflexão de investigações sobre as relações entre gesto e cognição corporificada. O laboratório tem como principais focos de estudo: Linguagem corporal no contexto da educação infantil; Formação em Dança, Gesto e cognição, Papel das metáforas e analogias na construção do gesto artístico de dança, entre outros.
Equipe
Coordenação
Professora Dra. Ana Cristina Carvalho Pereira
Pesquisadores
Professora Dra. Ana Clara Lima Buratto Silva, Professora Dª. Gabriela Córdova Christófaro, Professora Ma. Marlaina Fernandes Roriz, Professor Dr. Ewaldo Mello de Carvalho – ICEx/Física/UFMG
Contato
anacristina.cpereira@gmail.com
Site
GESTOLab
Grupo de Pesquisa Casa Aberta Mesa Posta: Arte, Infâncias e Narrativas de Si
Busca um espaço de compartilhamento de experiências, pesquisa, experimentação estética e criação para estudantes, pesquisadores, professores, artistas que tenham o desejo de integrar e contribuir para o campo da pesquisa autobiográfica. O grupo de pesquisa tem como principais focos de estudo: A Arte no contexto da educação infantil; Formação artista, docente; Conhecimento de práticas, metodologias e pesquisas inerentes ao campo das Narrativas de Si e Arte.
Equipe
Coordenação
Professora Dra. Rosvita kolb Bernardes
Sub-coordenação
Professora Dra. Ana Cristina Carvalho Pereira
Pesquisadoras
Anna Claudia Rocha, Jessica Moreira, Alexandra Simões, Gabriela Silva.
Estudantes da graduação
Lisandra Marques, Camila Silvério
Contato
rosvitakolb@gmail.com
Especificidades da docência na Educação Infantil: um estudo de caso a partir das percepções de professoras e de suas interações com as crianças em uma Unidade Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte.
O presente projeto tem como objetivo geral investigar as especificidades da docência na Educação Infantil a partir das percepções de professoras e de suas interações com as crianças em uma Unidade Municipal de Educação Infantil – UMEI da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. A pesquisa é uma continuidade de projeto de pesquisa anterior da coordenadora que possibilitou a criação de um banco de dados com entrevistas, cadernos de campo e filmagens que permitiram uma aproximação às relações entre professoras e crianças de uma UMEI. O estudo de caso (ANDRÉ, 2005 e 2013; YIN, 2010) é a metodologia principal, sendo utilizadas as técnicas de análise de documentos, de análise de conteúdo, de análise de videogravações e de triangulação de dados. Como resultado pretende-se dar visibilidade as especificidades da docência na Educação Infantil, compreender os saberes construídos pelas professoras e identificar os desafios e tensões presentes nestes contextos de educação coletiva.
Equipe
Coordenação
Iza Rodrigues da Luz
Pesquisadores
Fernanda Pedrosa Coutinho Marques (doutoranda); Jennifer Karolyne de Fatima Dorneles (mestranda); e Márcia Dárquia Nogueira Da Silva (doutoranda)
Contato
izarodriguesluz@gmail.com
Estudos da Infância: Cidade, cidadania e educação
Este projeto, destina-se a analisar a produção acadêmica de modo a compreender a relação entre as temáticas da infância e cidade na interface com os direitos sociais das crianças, sobretudo o direito à educação integral. Analisaremos as relações entre a infância e a cidade e os diretos sociais da criança nas políticas voltadas para a infância, e como a literatura crítica tem vindo a espelhar e a trabalhar esta problemática.
Equipe
Coordenação
Levindo Diniz de Carvalho
Infância e Cidade: Interações urbanas e experiências sociais
A pesquisa pretende analisar as relações entre as crianças no espaço urbano e destas com a cidade. Para tal, serão contempladas duas dimensões: 1. Estado da arte da produção brasileira e estrangeira sobre as relações entre a criança e a cidade 2. Pesquisa etnográfica sobre as experiências urbanas e interações sociais entre crianças de extratos sociais distintos em espaços públicos. Para tal será feita observação da preparação, visita a espaço cultural urbano por crianças de escolas públicas e privadas no município de Belo Horizonte Objetivo: . Analisar a produção brasileira e estrangeira sobre as relações entre a criança e a cidade, avaliando os referenciais teóricos, as estratégias metodológicas, os objetos de pesquisa e as contribuições Analisar como crianças de diferentes condições sócio- econômicas percebem a experiência urbana em seus deslocamentos pela cidade . Analisar como crianças de classes sociais distintas interagem em espaços urbanos institucionalizados.
Equipe
Coordenação
Levindo Diniz Carvalho
Educação Infantil: Estudo sobre indicadores de condições de oferta educacional, desafios para uma educação de qualidade
O projeto pretende desenvolver uma avaliação da qualidade da oferta de educação infantil no estado de Minas Gerais, com base em dados do Censo Escolar do INEP/MEC e em estudos sobre infraestrutura escolar e condições do trabalho docente, bem como, em estudo de caso a ser realizado em 3 municípios do estado, sendso um deles a capital, buscando responder à seguinte questão: considerando documentos ministeriais brasileiros sobre qualidade da educação infantil (MEC/2006 e CNE/2009), estão os municípios e as unidades educacionais de Minas Gerais municiados para implementar a Meta 1 do Plano Nacional de Educação – expansão das creches e pré-escolas, de modo a atender aos direitos das crianças a uma educação de qualidade ?.
Equipe
Coordenação
Lívia Maria Fraga Vieira
Membros
Professora Mônica Correia Baptista. Estudantes: Franceline Rodrigues (doutoranda); Laura Ludgero (iniciação científica)
Contato
liviafraga59@gmail.com
monicacb.ufmg@gmail.com
Situação e condição do exercício profissional na educação infantil no Brasil: abordagem quantitativa e qualitativa sobre o que dizem os sujeitos docentes das instituições públicas e conveniadas em sete estados
O projeto de pesquisa, integrado à pesquisa nacional “O trabalho docente na educação básica no Brasil” apoiada financeiramente pela Secretaria de Educação Básica – SEB/MEC e coordenada nacionalmente pelo GESTRADO/UFMG, sendo a Coordenação Geral exercida pelas professoras Dalila A. Oliveira e Lívia M. Fraga Vieira, ambas do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da UFMG. Uma das metas do referido projeto foi a realização de um survey, que abrangeu 8400 respondentes – sujeitos docentes da educação básica, nas capitais e em 28 municípios brasileiros sorteados, de sete estados Pará, Rio Grande do Norte, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. No âmbito do referido survey nacional, que seguiu procedimentos estatísticos para definição de amostra de municípios e escolas investigadas, foram incluídos sujeitos docentes da educação infantil pública e conveniada com o poder público municipal. O Banco de Dados dos questionários foi finalizado em julho do corrente ano. O presente projeto de pesquisa tem como proposta analisar as respostas dos sujeitos docentes da educação infantil dos 35 municípios abrangidos, tendo como referência as políticas adotadas pelos referidos municípios, bem como o panorama mais geral das políticas educacionais no país e de educação infantil, em particular. O projeto de trabalho também inclui análises dos grupos focais realizados nas capitais de cinco estados: Belo Horizonte, Belém, Recife, Curitiba e Goiânia. Serão também tomadas em análise as informações estatísticas atualizadas e produzidas pelo INEP, IBGE e MT-RAIS sobre os profissionais da educação, em particular da educação infantil. Objetivos (a) conhecer o perfil sócio-econômico e cultural dos trabalhadores docentes em exercício em redes públicas e privadas de educação infantil, considerando as variações nas suas formas de contratação, de recrutamento, de valorização, como também a emergência ou não de novos postos, cargos e funções derivados de novas exigências e atribuições; (b) Identificar em que medida mudanças ocorridas nos planos le.
Equipe
Coordenação
Lívia Maria Fraga Vieira
Membros
Edmilson Pereira Junior (doutorando); Tiago Grama de Oliveira (iniciação científica)
Contato
liviafraga59@gmail.com
Infância e cidade: Interações sociais e experiências urbanas
Estudo de experiências infantis em espaços urbanos, contemplando as interações sociais entre crianças de idade e e origens sociais distintas em espaços culturais de visitação e as vivências de deslocamento no espaços urbano 2. Estado da arte sobre a produção brasileira e estrangeira sobre infância e cidade.
Coordenação
Maria Cristina Soares de Gouvea
Leitura e Escrita na Primeira Infância
O Grupo de Pesquisa Leitura e Escrita na Primeira Infância – LEPI – existe informalmente desde 2013 e teve sua origem ligada a dois projetos. O primeiro deles o Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (2013-2016) e o segundo, Letramento Literário na Educação Infantil (2013-2015). Ambos, já concluídos, contribuíram para a constituição de um campo de investigação carente de aprofundamento e estratégico para a orientação de políticas e programas na área da educação da primeira infância. O processo de desenvolvimento dessas duas pesquisas agregou pesquisadores e estudantes, da Faculdade de Educação da UFMG, interessados nas temáticas da infância e da linguagem escrita. Tem como objetivo promover o conhecimento acadêmico sobre temáticas relacionadas ao processo de apropriação da linguagem escrita junto a crianças de zero a seis anos, em espaços escolares e não escolares. Atualmente, são desenvolvidas pesquisas sobre o estado do conhecimento em leitura, escrita e alfabetização na educação infantil; formação inicial e continuada de professores/as para atuarem na ampliação das experiências infantis relacionadas à linguagem escrita; literatura na primeira infância; a leitura e a escrita no currículo da educação infantil; políticas do livro e da leitura para crianças de zero a seis anos de idade; espaços do livro e da leitura em instituições escolares e não escolares; interfaces entre educação infantil e ensino fundamental em relação ao processo de apropriação da linguagem escrita, entre outros temas. O LEPI é responsável pelo programa de extensão Bebeteca: uma biblioteca para a primeira infância.
Equipe
Coordenação
Mônica Correia Baptista
Estudantes
Camila Souza Petrocitch; Dayenne de Souza Bassut Pereira. Eliana Crepaldi Santos; Luma Schall Drumond; Maria do Carmos Rezende dos Santos Assunção; Mariana Parreira Lara do Amaral.
Contato
projetolepi@gmail.com
Site
Leitura e escrita na primeira infância
Leitura e escrita na Educação Infantil: o estado do conhecimento (1973-2013)
O objetivo da pesquisa é analisar a situação das produções acadêmicas publicadas em teses, dissertações e artigos científicos sobre o tema Leitura e Escrita na Educação Infantil. Pretende-se organizar revisão bibliográfica sobre leitura e escrita na Educação Infantil, mapeando concepções, práticas e tendências do campo.Para realizar o levantamento bibliográfico utilizam-se bases de dados nacionais que congregam teses, dissertações e periódicos especializados, bem como os trabalhos apresentados nos encontros anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED. Considerando possíveis relações entre as tendências pedagógicas que marcaram as últimas quatro décadas de produção na área educacional e as questões relacionadas à alfabetização e à educação infantil, delimitou-se, em uma primeira etapa, o recorte temporal entre 1973 e 2013. Para a realização das buscas nos bancos de dados, utilizaram-se os seguintes termos gerais: Educação Infantil, Creche, Infância, Pré-escola e Bebês. E os seguintes termos específicos: Letramento, Alfabetização, Escrita, Leitura, Literatura, Oralidade e Linguagem. Os termos gerais foram cruzados com os termos específicos para recuperar o maior número de documentos (teses, dissertações e artigos de periódicos) do campo da Leitura e da Escrita na Educação Infantil. A primeira fase teve o mérito de definir os passos metodológicos, organizar o banco de dados e realizar as primeiras análises quantitativas. Pretende-se, na segunda fase, melhorar a coleta de dados, sobretudo aqueles referentes às primeiras três décadas, uma vez que os dados não estão disponíveis em formato digital. Para tanto, será necessário realizar busca em documentos impressos. A terceira fase da pesquisa pretende atualizar os dados, incluindo produções após o ano 2013 e realizar as análises qualitativas pretendidas.
Equipe
Coordenação
Mônica Correia Baptista e Vanessa Ferraz Almeida Neves
Site
projetoleituraescrita.com.br
Contato
leituraescritainfantil@gmail.com
O papel de ações intersetoriais envolvendo as ações de Educação da segurança e de prevenção a violência e letalidade juvenil com foco no clima escolar e na convivência interpessoal
O presente projeto tem como objetivo geral investigar como as escolas da rede municipal de Belo Horizonte vem incorporando estratégias pautadas em ações intersetoriais formuladas pela atual gestão para reduzir a violência e conflitos no contexto escolar incluindo análise profunda das relações da escolas no território comunidade.
Equipe
Luiz Alberto de Oliveira Gonçalves (coordenador)
Rogério Correia da Silva (pesquisador)
Contato
laog@fae.ufmg.br
Pontes de um diálogo em construção: a participação e aprendizado das crianças indígenas nas pesquisas da Antropologia e da Educação
Pesquisa bibliográfica, investigou-se o lugar da criança indígena nas pesquisas em Educação entre 2007 e 2018.. Como as pesquisas abordam a educação da criança indígena? Como tratam dos processos de transmissão de conhecimento? Como as pesquisas em Educação abordam temas como a construção da noção de pessoa, a corporalidade ou a dimensão cosmológica do grupo na educação da criança? Como tratam o ponto de vista das crianças indígenas e das suas produções? Analisamos 51 trabalhos (dissertações e teses) de Programas de Pós-Graduação em Educação, produzidos entre 2007 e 2018. Utilizamos como palavras-chave : ?criança?, ?indígena?, ?infância? e ?educação?. A quantidade de pesquisas sobre a criança indígena ainda é pequena e dispersa. A maior parte orbita em torno de temas como a Educação indígena e a Educação Escolar. Identificamos um movimento crescente de trabalhos mais conectados aos estudos e discussões da Antropologia da criança. Ainda assim, as pesquisas pouco exploram o lugar das crianças indígenas no plano político, religioso e cosmológico de seu grupo. Selecionamos algumas etnografias para aprofundar a análise.
Equipe
Rogério Correia da Silva
Contato
rogex.correia@gmail.com
Studying infant-toddler care in a center based program
This study has the purposes: 1) To better understand interactions among infants & toddlers and their families with their peers and adults in a birth-3 year/old center-based classroom. 2) To better understand how early childhood educators use their knowledge from their Bachelors in Education Program; e.g. in their teaching practices in relationship to the children and their families.
Equipe
Laurie Katz (Coordenadora); Vanessa Ferraz Almeida Neves (Pesquisadora colaboradora)
Contato
vfaneves@ufmg.br
Infância e Escolarização
O presente programa projeto de pesquisa, ensino e extensão tem como objetivo acompanhar uma turma de crianças ao longo de toda a sua trajetória na Educação Infantil por meio de uma abordagem baseada na Psicologia histórico-cultural, na Etnografia em Educação e nos Estudos da Infância.etnográfica. Iniciamos o programa em 2017, momento em que os bebês, entre sete e dez meses de idade, ingressaram na EMEI Tupi. Acompanharemos essas crianças até 2022, Ou seja, acompanharemos uma turma de crianças em duas Unidades Municipais de Educação Infantil em Belo Horizonte: bebês de quatro meses desde os primeiros contatos com a instituição até completarem os seis anos de idade, momento em que elasas crianças serão encaminhadas para o Ensino Fundamental. A primeira fase do projeto abrange os três primeiros anos dos bebês nas instituições educativas, isto é, até eles completarem dois anos de idade. Temos como objetivo geral, nesta primeira fase, compreender, a partir de diferentes perspectivas (famílias, professoras e bebês), o processo de desenvolvimento cultural dos bebês no contexto das práticas educativas em uma instituição pública de educação infantil. A relevância desta investigação reside em três aspectos teórico-metodológicos principais. O primeiro deles é relativo à escassez da produção acadêmica no campo educacional relativa a essa faixa etária, em particular no que se refere a estudos longitudinais. O segundo aspecto relaciona-se com a necessária busca da compreensão das perspectivas dos diferentes sujeitos que se entrecruzam nas formas de participação das crianças em práticas de cuidado e educação públicas e coletivas, que não estão restritas ao âmbito familiar, e que se configuram em um tempo integral, aproximadamente dez horas diárias de permanência na instituição. Finalmente, consideramos que a complexidade da pesquisa proposta exige um estudo interdisciplinar apoiado na Psicologia histórico-cultural, nos Estudos da infância e na Etnografia em Educação. Ao longo de todo o processo investigativo, realizaremos Ciclos de Estudos com o objetivo de envolver as professoras das EMEI UMEIs investigadas em um processo de tomada de consciência e formação, ampliando as possibilidades das práticas educativas desenvolvidas por elas. no contexto coletivo.
Equipe
Professoras
Vanessa Ferraz Almeida Neves (Coordenadora); Maria de Fátima Cardoso Gomes (Vice-coordenadora); Maria Inês Mafra Goulart (pesquisadora colaboradora); Laurie Katz (Ohio State University; pesquisadora colaboradora); Angela Barreto (pesquisadora colaboradora);
Doutorandas
Alice Macário; Elenice Silva; Isabela Dominici; Jacqueline Silva; Kelly Penafiel; Larissa Ribeiro; Virgínia Oliveira; Viviane Silva;
Mestre: Luíza Cortezzi;
Mestrandas
Débora Reis; Fabíola Ribeiro;
Estudantes da Graduação
Bianca Palucci Calil
Camila Matos
Site
Em construção
Contato
vfaneves@ufmg.br