Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil

Projetos de Ensino

Ação de formação inicial e continuada de docentes da educação infantil

O projeto conjuga ações de pesquisa, ensino e extensão em uma ação de formação inicial e continuada de docentes da Educação Infantil. As disciplinas Organização da Educação Infantil e Observatório do Currículo da Educação Infantil, ministradas na graduação em pedagogia, compõem a formação inicial das futuras professoras dessa primeira etapa da Educação Básica. Para que essa formação ganhe densidade e consistência é importante que sejam desenvolvidas em diálogo com as professoras já atuantes em Escolas Municipais de Educação Infantil. Assim, esse projeto visa a aproximar os dois grupos possibilitando presença e participação de graduandos, mestrandos, doutorandos e professores da educação básica em ações a serem realizadas na universidade e nas escolas de educação infantil. A literatura da área indica que, muitas vezes, existe uma dissociação entre os cursos de formação inicial de professores e o efetivo exercício profissional na Educação Básica (KRAMER, 2011). O enorme crescimento na Educação Infantil, observado nas últimas décadas do século XX, justifica esse projeto de extensão voltado para a formação inicial dos profissionais da Educação Infantil no âmbito dos cursos de Pedagogia, sobretudo se considerarmos que a expansão quantitativa nem sempre tem sido acompanhada da correspondente expansão qualitativa, principalmente no que se refere à formação de professores.

Coordenação
Prof. Ademilson de Sousa Soares com a participação de estudantes e de professoras da educação infantil

Contato
paco@fae.ufmg.br

Programa Residência Pedagógica: Alfabetização e Educação Infantil (2020 – 2022)

O Programa Residência Pedagógica: Alfabetização e Educação Infantil busca promover a aproximação entre o curso de Pedagogia e Instituições de Educação Infantil, permitindo que estudantes dos períodos finais do curso (residentes) vivenciem a prática pedagógica em sua formação inicial. Participam do programa três profissionais (preceptoras) de escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte – RME/BH, 24 residentes, alunas do curso de Pedagogia da FaE/UFMG, sob a coordenação geral de uma coordenadora, professora da FaE/UFMG e uma coordenadora voluntária, pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação da FaE/UFMG. As atividades do Programa Residência Pedagógica são realizadas semanalmente, em caráter remoto, em decorrência da pandemia do Coronavírus. Sua metodologia privilegia análise de situações cotidianas, vivenciadas pelos(as) residentes juntamente com as professores(as) e as crianças, nas atividades remotas promovidas pelas instituições. Acredita-se que os(as) residentes, ao se familiarizarem com teorias que informam sobre as concepções de infância, de criança e de educação de crianças pequenas; sobre os processos de apropriação da linguagem oral e escrita e alfabetização; ao vivenciarem situações de debate e reflexão acerca de conceitos e estratégias metodológicas de alfabetização;  ao experimentarem práticas de alfabetização devidamente ancoradas em evidências científicas e tendo aprendido a observar, relatar e refletir sobre o processo de apropriação das linguagens oral e escrita na primeira infância terão desenvolvido autonomia e capacidade de tomar decisões fundamentadas teórica e empiricamente.

Período do Programa
Outubro de 2020 a Março de 2022

Equipe
Coordenação Geral

Mônica Correia Baptista
Coordenação Voluntária
Laís Caroline Andrade Bitencourt
Professoras da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte – Preceptoras
Hellen Albuquerque De Morais Costa
Maria Clara Martins Ferreira Duca
Patrice Michelle Dias Nascimento
Estudantes do Curso de Pedagogia – Residentes
Adriano Liocádio Gonçalves de Oliveira 
Alexânia de Avelar Campos
Amanda Costa Tiburcio Assunção
Andressa Emanuelli da Silva
Andrezza Domingos Souza Brito
Anna Cristina Barbosa Roncaratti
Bruna Bergerhoff Leite Abreu
Camila Gomes Vilaça
Camila Sant’Anna Vieira
Camila Souza Petrovitch
Caroline Moreira Bezerra
Caroline Stefani Resende Soares
Christiana Queiroz dos Anjos
Cristiane Maria Pereira Fagundes
Dayse Martins Picancio
Eva Vilma de Souza
Gabrielle Muniz Gonçalves
Isabella Oliveira Figueredo
Júlia Garavello Baiao de Amorim
Júlia Viégas Borges
Keila aparecida Gonçalves Rates 
Letícia Cunha de Almeida
Lorena dos Reis Maia
Lyssa Duarte Lazaro
Maressa de Castro Santos
Natália Marcelino Dultra
Viviane Rocha Nunes

PIBID Núcleo Diversidade

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criou em 2020 um Nucleo que atende a três cursos de Licenciatura da UFMG: Licenciatura  do Campo,Formação Intercultural de Educadores Indigenas e Pedagogia.O programa é dedicado a fomentar a iniciação à docência de  estudantes dos cursos, preparando-as para atuarem na Educação Básica. Busca-se como proposta de ação uma discussão da infância a partir destes territórios.  A participação especifica dos estudantes do curso de Pedagogia acontece em uma Escola de Educação Infantil e a formação acontece em interface direta com o tema da inclusão. Entre os nossos objetivos de formação, busca-se refletir sobre os fundamentos da prática pedagógica e dos sentidos da docência na Educação Infantil. A instituição responsável por receber nossas estudantes é a Escola Municipal de Educação Infantil EMEI Santa Amélia, localizada no Bairro Jardim Atlântico.

Equipe
Coordenação geral
Rogério Correia da Silva
Coordenação Núcleo Le Campo
Telma Borges
Coordenação sub Núcleo FIEI
Shirlei Miranda
Coordenação  sub Núcleo Educação Infantil
Rogério Correia da  Silva e Jaima Pinheiro de Oliveira.
Estudantes curso Pedagogia
Adriano Liocádio Gonçalves de Oliveira, Alice Biondi Lugon, Ana Julia Lopes de Souza, Ana Leticia Rocha, Bruna Santos Quintão, Débora Dias Silva, Ellen Jeniffer Alves de Souza, Ellen Jeniffer Alves de Souza, Fernando A. De M Costa, Luiza Gomes Souto, Raquel Abood Rodrigues, Rebecca Ribeiro Sobrinho, Talia Vieira e Silva.
Supervisora
Patrícia Ribeiro Santos

Infância e Escolarização

O presente programa de pesquisa, ensino e extensão tem como objetivo acompanhar uma turma de crianças ao longo de toda a sua trajetória na Educação Infantil por meio de uma abordagem baseada na Psicologia histórico-cultural, na Etnografia em Educação e nos Estudos da Infância. Iniciamos o programa em 2017, momento em que os bebês, entre sete e dez meses de idade, ingressaram na EMEI Tupi. Acompanharemos essas crianças até 2022, momento em que elas serão encaminhadas para o Ensino Fundamental. Temos como objetivo geral, compreender, a partir de diferentes perspectivas (famílias, professoras e bebês), o processo de desenvolvimento cultural dos bebês no contexto das práticas educativas em uma instituição pública de educação infantil. Ao longo de todo o processo investigativo, realizaremos Ciclos de Estudos com o objetivo de envolver as professoras da EMEI investigadas em um processo de tomada de consciência e formação, ampliando as possibilidades das práticas educativas desenvolvidas por elas.

Equipe
Coordenação
Vanessa Ferraz Almeida Neves (Coordenadora);
Vice- coordenação
Maria de Fátima Cardoso Gomes (Vice-coordenadora);
Pesquisadoras colaboradoras
Maria Inês Mafra Goulart
Laurie Katz (Ohio State University)
Angela Barreto
Doutorandas
Alice Macário; Elenice Silva; Isabela Dominici; Jacqueline Silva; Kelly Penafiel; Larissa Ribeiro; Virgínia Oliveira; Viviane Silva
Mestre
Luíza Cortezzi
Mestranda
Débora Reis; Fabíola Ribeiro
Estudantes da Graduação
Bianca Palucci Calil
Camila Matos

Site
Em construção

Contato
vfaneves@ufmg.br