Angela Maria Rabelo Ferreira Barreto
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1980) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2004). Servidora pública aposentada do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no qual atuou em estudos e pesquisas em políticas públicas na área de Educação (1988-2004). Professora-assistente do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (1989-1996); coordenadora-geral de Educação Infantil do Ministério da Educação (1992-1998); coordenadora do Setor de Educação da Representação da Unesco no Brasil (2002-2003). Atua como consultora, pesquisadora e docente na área de desenvolvimento humano e educação básica, principalmente nos seguintes temas: infância, desenvolvimento infantil, educação infantil, políticas e programas de educação, magistério e formação docente.
Cecília Vieira do Nascimento
Possui graduação em Pedagogia (2001) pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado (2004) e doutorado em Educação (2011) pela mesma Universidade. É Professora do Núcleo Básico do Centro Pedagógico da UFMG. Atualmente, faz estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da UFMG, sob supervisão da Professora Doutora Isabel de Oliveira e Silva. Trabalha principalmente com os seguintes temas: educação infantil, alfabetização, imprensa feminina, gênero e magistério e trajetórias de professoras.
Cristiene de Souza Leite Galvão
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Possui diploma do curso de Magistério emitido pela Escola Balão Vermelho (1996). Possui curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” – especialização em Psicopedagogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2007). Possui curso de Filosofia (incompleto) pela Faculdade jesuíta de Filosofia e Teologia (2002-2003). Participante dos projetos de pesquisa – Letramento Literário na Primeira Infancia; Leitura e Escrita na Primeira Infancia; Imagens e textos verbais em livros de literatura infantil. Participantes dos projetos de extensão – Bebeteca; Tertulinha e Avaliação dos livros para FNLIJ. Mestre em educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG.
Elenice de Brito Teixeira Silva
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa: Infância e Educação Infantil (2021) com pesquisa sobre os processos de constituição da brincadeira em uma turma de bebês ao longo de dois anos na Educação Infantil. Mestre em Educação pela mesma Universidade, com pesquisa sobre condição docente na Educação Infantil (2011). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2008). É professora assistente da Universidade do Estado da Bahia desde 2012. É Membro do Observatório da Infância e Educação Infantil da UNEB vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Educacionais Paulo Freire; e do ENLACEI – Estudos em Infância, Cultura e Educação Infantil da UFMG, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil. Atua principalmente nos seguintes temas: constituição cultural dos bebês e crianças, brincadeira, interações e currículo das escolas de Educação Infantil; trabalho e condição docente na Educação Infantil; pesquisa e estágio na formação de professores da Educação Infantil.
Lais Caroline Andrade Bitencourt
Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Possui Graduação em Pedagogia (UCSAL, 2007), Especialização em Psicopedagogia clínica e institucional (Segmentum, 2009), Mestrado em Educação (FACED/UFBA, 2012) e Doutorado em Educação (FAE/UFMG, 2020). Realizou pós-doutorado em Educação (FAE/UFMG), desenvolvendo estudos sobre os sentidos e as sensibilidades na docência na Educação Infantil sob a supervisão da Drª. Isabel de Oliveira e Silva. Tem experiência com pesquisa e assessoria técnica pedagógica na área de Educação Infantil, com ênfase em formação de professores e docência.
Luciana Maciel Bizzotto
Luciana Maciel Bizzotto é bacharel em Ciências Econômicas (UFMG, 2012), mestra em Arquitetura e Urbanismo (UFMG, 2015) e doutora em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (UFMG, 2022). É também integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPEI), da Faculdade de Educação da UFMG, e membra do Coletivo Geral Infâncias. Tem experiência com pesquisa, ensino e extensão na UFMG e atuação profissional na área de estudos da infância e planejamento urbano. Suas principais áreas de interesse são: estudos da infância e participação infantil em movimentos sociais e manifestações coletivas e na elaboração de políticas públicas.