Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil

Ademilson Soares (Paco)

SOARES, A. S. A formação inicial de professores e a educação infantil: o que dizem os egressos do curso de pedagogia da UFMG que se graduaram nos anos de 2011 e 2012. São Paulo: Revista E-curriculum, 2019

SOARES, A. S. A autoridade do professor e a função da escola. Porto Alegre: Revista Educação e Realidade, 2012

SOARES, A. S. Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas. Curitiba: Revista Educar em Revista, 2020.

SOARES, A. S. Infância, natalidade e educação: diálogos com Hannah Arendt. Vale dos Sinos: Revista Educação Unisinos, 2016.

Ana Cristina Carvalho Pereira

PEREIRA, A. C. C.; BERNARDES, R. K. Mapeamento das concepções e práticas do Ensino de Arte na Educação Infantil resultantes das políticas de formação contiunada de professores de escolas públicas. Anais do 10º Encontro Redestrado Brasil Autonomia do Trabalho Docente: caminhos para sua organização político-pedagógica. – Recife: Rede Estrado, 2019.

BERNARDES, R. K.; PEREIRA, A. C. C. Atravessamentos no e com o corpo: Narrativas estéticas na docência. Revista @mbienteeducação. São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v.12, n.1, jan/abr/2019

PEREIRA, A. C. C. Narrativas de mim: memórias dançantes. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica  v. 5, n. 13, 2020.

BERNARDES, R. K.; PEREIRA, A. C. C. Espaços poéticos como mediação para a narrativa de si. EccoS – Revista Científica, 2020

Levindo Diniz Carvalho

CARVALHO, L. D.; RAMALHO, B. B. ; Adevair, Kildo. . O Mais Educação na América-latina: Legados a infâncias e juventudes pobres’. EDUCAÇÃO E REALIDADE, v. 44, p. e80711, 2019.

CARVALHO, L. D. ; GOUVEA, M. C. S. . Infância urbana, políticas e poéticas: diálogos sobre a experiência de Rosário-Argetina. 151. CADERNOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO PPGE-UFES, v. 21, p. 151-170, 2019.

GOUVEA, M. C. S. ; CARVALHO, L. D. ; FREITAS, F. A. ; BIZZOTTO, L. M. . O protagonismo infantil no interior de movimentos sociais contemporâneos no Brasil. Sociedad e Infancias, v. 3, p. 21-63, 2019.

CARVALHO, L. D.; SILVA, R. C. . Infâncias no campo: Brinquedo, brincadeira e cultura. CHILDHOOD & PHILOSPHY, v. 14, p. 189-212, 2017.

CARVALHO, L. D. Crianças e infâncias na Educação (em tempo) Integral. Educação em Revista, p. 00-00, 2015.

Lívia Maria Fraga Vieira

LOCATELLI, Arinalda S.; VIEIRA, L. F. Condições de trabalho na Educação Infantil no Brasil: os desafios da profissionalização e da valorização docente. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 78, p. 263-

281, nov./dez. 2019.   DOI: 10.1590/0104-4060.69545

Mônica Correia Baptista

BAPTISTA, M. C. & BARRETO, A. R. Reflexões Sobre A Formação de Docentes da e para a Educação Infantil. Salvador, BA.: Revista Entre ideias, v.8, n.2, p.157-180,maio/ao. 2019

BAPTISTA, M. C. & MICARELLO, H. Literatura na educação infantil: pesquisa e formação docente. Curitiba, PR.: Educar em Revista, v.34, n.72, p.169-186, nov./dez. 2018

BAPTISTA, M. C.; BELMIRO, C. A. & GALVÃO, C. L. O Texto ficcional e a experiência literária dos bebês. Presidente Prudente, SP: Nuances, v.28, n.3, 2017. p. 43-63.

Rosvita Kolb Bernardes

BERNARDES, R. K.; PEREIRA, A. C. C. Fronteira entre a memória e o esquecimento: possibilidade de abertura para imaginação. Atas do XI Congresso Internacional CSO, Criadores Sobre Outras obras. 2020.

BERNARDES, R. K. ; Pirilampo, Lamparina: Lumenzinho de mim, céu pitado de histórias. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica  v. 5, n. 13, 2020.

Vanessa Ferraz Almeida Neves

KATZ, L. ; NEVES, V. F. Al.; ZURMEHLY, D. ; SANDERSON, M. Making visible acts of caring among infants & toddlers. Pedagogies (Mahwah, N.J.), p. 1-16, 2020

AMORIM, K. S. ; BARRETO, A. M. R. F. ; GOMES, M. F. C. ; MACARIO, A. P. ; NEVES, V. F. A. ; OLIVEIRA, Z. M. R. ; ROSSETTI-FERREIRA, M. C. . Continuando o debate sobre cuidado e educação de crianças nos primeiros anos de vida. TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO. VOL. 15 N.1 JAN/ABR 2012, v. 23, p. 22-35, 2020.

SILVA, E. B. T. ; NEVES, V. F. A. Os estudos sobre a educação de bebês no Brasil. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE), v. 24, p. 1-19, 2020.

SILVA, E. B. T. ; NEVES, V. F.A . Brincando de roda com bebês em uma instituição de Educação Infantil. EDUCAR EM REVISTA, v. 35, p. 239-258, 2019.

NEVES, V. F. A.; KATZ, L. ; GOULART, M. I. M. ; GOMES, M. F. C. . Dancing with the pacifiers: infant’s perizhivanya in a Brazilian early childhood education centre. EARLY CHILD DEVELOPMENT AND CARE,  v. 1, p. 1-12, 2018.