Ademilson de Sousa Soares
Graduação em Filosofia concluída no ano de 1985 pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMinas. Doutorado em Educação concluído no ano de 2005 pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professor e orientador do PROMESTRE – Mestrado Profissional em Educação e Docência da Faculdade de Educação da UFMG. Atua nas áreas de educação infantil, filosofia, filosofia política, ética, políticas educacionais e formação de professores (pedagogia e licenciaturas). Pesquisas atuais: Os pressupostos epistemológicos das pesquisas para, com e sobre criança, infância e educação Infantil; Os egressos do curso de pedagogia da UFMG e a prática profissional na educação infantil.
Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/8034666439537758
Link para o site do PROMESTRE: http://www.fae.ufmg.br/promestre/
Ana Cristina Carvalho Pereira
Professora adjunta da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) atuando no curso da Graduação de Licenciatura em Dança, no Programa de Pós-Graduação em Artes e no Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES). É assessora das Proposições Curriculares da Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. É doutora pela UFMG com foco em Processamento da Linguagem (gesto e cognição) (2010), mestre em Educação Tecnológica (Linguagem e Cognição) pelo CEFET-MG (2005), especialista em Arte Educação pela PUC-MG (2003) e possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Belo Horizonte UNI-BH (2001). Na Escola de Belas Artes/UFMG coordena o Grupo de Pesquisa Laboratório GESTOLab (credenciado pelo CNPq), os projetos de Extensão Linguagem Corporal na Educação Infantil e Profissionalização da Dança. Artista da Dança. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, linguagem corporal e cognição, ensino de dança e educação infantil.
Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/8524050960433272
Link para o site do GESTOLab: http://dancaufmg.wixsite.com/gestolab
Érica Dumont Pena
Enfermeira. Mestre e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil (FaE – UFMG) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Mulher e Gênero (EEnf/UFMG). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem, Nutrição e Gestão em Serviços de Saúde (UFMG). Co-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (CAPES 7). Tem experiência na área de Saúde Pública, Saúde das Mulheres, das Crianças e dos Adolescentes, Educação e Educação em Saúde, atuando principalmente com a pesquisa qualitativa nos seguintes temas: cuidado, gênero, sexualidades, saúde e vulnerabilidades, saúde e diversidades.
Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6781557699604212
Isabel de Oliveira e Silva
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (02/2004). Realizou Pós-doutorado na Universidade de São Paulo – USP (2014), desenvolvendo estudos sobre o pensamento de Hannah Arendt, sob supervisão do professor Dr. José Sérgio Fonseca de Carvalho. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos sobre a infância e pedagogias da educação infantil, identidade profissional, formação de professores, estudos sobre o cuidado na educação infantil e educação infantil para crianças em diferentes contextos, incluindo os contextos não urbanos
Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9448803576146788
Iza Rodrigues da Luz
Possui graduação em Psicologia – Psicólogo pela Universidade de Brasília (1998), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – FaE/UFMG e do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FaE/UFMG. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, seus projetos de ensino, pesquisa e extensão se concentram principalmente nos seguintes temas/áreas: Educação Infantil, formação de professores, agressividade, infância e processo de desenvolvimento humano.
Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/5806566835640602
Jáima Pinheiro de Oliveira
Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), credenciada (Voluntária) ao Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação Especial, da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). É doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/2010) e mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/2004). Fez Estágio de Pós-Doutoramento (2012-2013) na Universidade Estadual Paulista (UNESP), na área de Educação em parceria com a Universidade do Minho (Braga, Portugal), na área de Psicologia da Educação. É Especialista em Linguagem (6790/2017) e em Fonoaudiologia Educacional (CFFa/6789/2017) pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, Bacharel em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/2001) e Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2015). Tem se dedicado às investigações científicas sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem e da comunicação de crianças com deficiência. Dentre os desdobramentos dessas investigações constam a construção, a implementação e o aperfeiçoamento de programas de apoio para avaliar e promover esses processos, com foco para o uso de histórias infantis no contexto das práticas pedagógicas com perspectiva inclusiva. Ao longo dessas ações, a formação permanente de professores e a formação interprofissional também têm ganhado destaque.
Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/8137271342793052
Lais Caroline Andrade Bitencourt
Possui Graduação em Pedagogia (UCSAL, 2007), Especialização em Psicopedagogia clínica e institucional (Segmentum, 2009), Mestrado em Educação (FACED/UFBA, 2012) e Doutorado em Educação (FAE/UFMG, 2020). Realizou pós-doutorado em Educação (FAE/UFMG), desenvolvendo estudos sobre os sentidos e as sensibilidades na docência na Educação Infantil sob a supervisão da Drª. Isabel de Oliveira e Silva. Atualmente é professora Adjunta I da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência com pesquisa e assessoria técnica pedagógica na área de Educação Infantil, com ênfase em formação de professores e docência.
Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0891096322097747
Levindo Diniz Carvalho
Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSJ. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Educação e Graduado em Pedagogia. Tem experiências como pesquisador e docente nos campos da educação e infância especialmente nos temas: Educação Integral; Educação Infantil; Brincadeira e cultura; Cidadania na infância. É também membro do grupo TEIA – Territórios Educação Integral e Cidadania da FAE/UFMG.
Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/2558119331623515
Lívia Maria Fraga Vieira
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Ciências da Educação – Université René Descartes- Paris V (2007). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade. Tem experiência de trabalho e pesquisa na área de Educação Básica, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, políticas públicas e história da educação infantil, trabalho docente e formação de professores. Integra, como pesquisadora, o Grupo de Pesquisa sobre Política Educacional e Trabalho Docente – GESTRADO e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil – NEPEI, ambos da UFMG.
Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/3461626096681374
Maria Cristina Soares de Gouvea
PRIMEIRAMENTE, FORA TEMER! Formação: graduação em Psicologia(1983), mestrado em Educação e Ciências Sociais (1990), doutorado em História da Educação (1997) pela Universidade Federal de Minas Gerais , pós- doutorado em História pela Oxford University (2010), pós- doutorado em História da Educaçao pela Universidade de Lisboa(2005) . Atuação profissional: Professora associada IV, Vice-diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2011-2014), onde atua no Programa de Pós- Graduação, orientando alunos de mestrado e doutorado. Pesquisadora I- B do CNpq, do Centro de Estudos e Pesquisas em História da Educaçao da UFMG (GEPHE), e do Núcleo de Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil da UFMG ( NEPEI/ UFMG. Áreas de pesquisa: 1. História da Educação: a. história da infancia, processos de escolarização, produção e circulação de saberes sobre a infância, b. historia da formação e profissionalizaçao docente. 2.Estudos da infância: a. Saberes sobre infância b. Infância e cultura.
Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/8953647096536151
Maria Inês Mafra Goulart
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1978), especialização em Formação de Educador Infantil Em Belo Horizonte pelo Instituto de Recuros Humanos João Pinheiro(1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais(1992), doutorado em Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação Universidade Federal de Minas Gerais(2005) e pós-doutorado pela University of Victoria(2008). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais e Membro de corpo editorial da Presença Pedagógica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:aprendizagem – ciências – abordagem dialética.
Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/4856651058750165
Mônica Correia Baptista
Professora e coordenadora da Linha Educação Infantil do PROMESTRE – Mestrado Profissional – Educação e Docência da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Pesquisadora do CEALE – Centro de Alfabetização Leitura e Escrita da FaE/UFMG. Coordenadora do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (MEC/UFMG/UNIRIO/UFRJ). Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona (2008). Atua, prioritariamente, em temas relacionados às práticas pedagógicas de leitura e escrita junto a crianças de zero a seis anos, política educacional e currículo na Educação Infantil.
Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/3951926269873970
Ricardo Carvalho de Figueiredo
Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (curso de Graduação em Teatro e Mestrado Profissional em Artes – ProfArtes) com doutorado em Artes pela mesma Universidade. Trabalha na formação de professores de Teatro para a educação básica, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de teatro, aprendizagem em teatro em grupos amadores. É coordenador do subprojeto PIBID Teatro da FaE/UFMG desde 2011 e coordenador do projeto de extensão universitária Teatro-Educação: experimentos teatrais na Ed. Infantil.
Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9728770669406605
Rogério Correia da Silva
Professor Adjunto de Didática e Didática da Educação Infantil da Faculdade de Educação/UFMG. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Educação pela UFMG (2011).
Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/5803801411821642
Rosvita Kolb Bernardes
Professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – 2011). Licenciada em Desenho e Plástica pelo Centro Universitário Feevale (1979), Especialização em Arte-Educação pela USP (1987). Obteve o título de Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991). Lecionou Arte no Ensino Fundamental de 1978 a 2013. Foi professora do curso de Estilismo e Moda da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) de 1993 a 2005. Lecionou no ensino superior privado em diversas instituições. Entre 2006 e 2016 foi professora do Ensino Superior da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Escola Guignard, onde lecionou para cursos de graduação e pós-graduação. É assessora das proposições curriculares da educação infantil da Prefeitura de Belo Horizonte. Tem experiência na área de ensino de Arte e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação infantil e fundamental, educação estética, narrativas de formação, abordagem autobiográfica, história de vida.
Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/3599603278609656
Sandro Vinicius Sales dos Santos – Coordenação
Professor Adjunto do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (DAE/FaE/UFMG). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2016); Mestre em educação pelo mesmo Programa (2013); Especialista em Educação Infantil pelo Curso de Especialização Lato Sensu em Docência da Educação Básica (LASEB/FaE/UFMG); Pedagogo pelo Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira (2008). Atualmente, é membro do Colegiado do Fórum Mineiro de Educação Infantil (FMEI) e representa a Região Sudeste no Comitê Diretivo do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB). Atua no Grupo Diretivo da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e integra a comissão nacional de mobilização e comunicação do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, crianças de zero a seis anos, políticas de educação infantil; formação de professores.
Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0414048099090181
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de São Carlos (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e Doutora em Educação (UFMG/2014). Atualmente é professora do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, atuando no 1o. Ciclo de Formação Humana.
Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/8976489157503310
Link para o site do Centro Pedagógico: http://www.cp.ufmg.br/
Vanessa Ferraz Almeida Neves
Professora Adjunta da Faculdade de Educação – UFMG e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação na mesma instituição. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), Mestrado em Psicologia Social pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG (2005) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação/UFMG, com estágio sanduíche na Indiana University sob supervisão do Prof. William Corsaro (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Organização do trabalho pedagógico, Avaliação de Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, educação infantil, ensino fundamental, etnografia.
Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/5601614079869123