O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Infantil e Infância – NEPEI – foi criado no ano 2000, a partir da iniciativa conjunta de professores e funcionários da UFMG, que se articularam em torno de questões relacionadas à ênfase em educação infantil oferecida pelo curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFMG. Ao longo de sua história, vem ampliando sua atuação, por meio de projetos de ensino, extensão e pesquisa, enfatizando a produção de conhecimentos relacionados às políticas públicas, às práticas educativas, à infância e às famílias das crianças de zero a seis anos de idade, aos pressupostos das pesquisas na área e à formação dos profissionais da Educação Infantil.
Pretende-se que o Núcleo se constitua num espaço interdisciplinar que congregue diferentes áreas do conhecimento humano, tais como, a Sociologia, a Antropologia, a Psicologia, a Pedagogia, a Saúde, as Artes, a História, o Direito a Filosofia etc, para melhor compreender a realidade, os problemas e as tendências que caracterizam a infância e as crianças em seus diferentes contextos, como, os da família, da educação em instituições formais e em espaços escolares e não-escolares de formação social, cultural e para o lazer.
O núcleo reúne um grupo de 11 pesquisadores e pesquisadoras, professoras e professores da Faculdade de Educação e seus orientandos de graduação e pós-graduação, que se articulam por meio de diferentes projetos que tratam de temas relativos às crianças, às infância(s) e a Educação Infantil.
O NEPEI após 17 anos de história se constitui-se como um espaço de produção de conhecimentos e de participação na formulação de políticas públicas voltadas para a educação de crianças pequenas e sua educação, em espaços escolares e não escolares.
Objetivos
– Formular propostas para o ensino de graduação e pós-graduação da UFMG com vistas a consolidar a formação de especialistas na docência, na gestão de instituições e na pesquisa educacional voltada para a primeira infância;
– Organizar e analisar informações sobre fenômenos relacionados à infância, às crianças e à Educação Infantil;
– Constituir espaços plurais e democráticos, nos quais se discutam e se elaborem propostas de intervenção nas práticas educacionais e políticas, tomando-se como referência o desafio de incluir a infância nos processos culturais e sócio-históricos da sociedade contemporânea.
A atuação do NEPEI tem sido marcada pelos seguintes aspectos
– Parceria com outros grupos da FaE: CEALE (Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita), GESTRADO (Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente), GEPSA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia histórico-cultural na sala de aula) e TEIA (Territórios, Educação Integral e Cidadania);
– Participação na esfera política municipal por meio de representação no Conselho Municipal de Educação – CME e por integrar o Fórum Mineiro de Educação Infantil – FMEI;
– Pela participação em projetos de abrangência nacional, implementados pelo Ministério da Educação, voltados para a formação de professores, definição de diretrizes de avaliação, currículo, compra de material pedagógico, caracterização das práticas educativas com crianças moradoras de área rural, etc; e
– Pela realização de trabalhos com outros grupos de pesquisa do País.