ISABEL DE OLIVEIRA E SILVA
Livros publicados/organizados ou edições
DE . Crianças na educação infantil: a escola como lugar de experiência social. Educação e Pesquisa – Revista da Faculdade de Educação da USP, v. 42, p. 131-150, 2016.SANTOS, SANDRO VINICIUS SALES DOS ; OLIVEIRA E SILVA, ISABEL
SILVA, I. O.. A creche e as famílias: o estabelecimento da confiança das mães na instituição de educação infantil. Educar em Revista (Impresso), p. 253-272, 2014.
Santos, Sandro V. S. ; SILVA, I. O. . Infância, experiência e performatividade: primeiras aproximações. Zero-a-Seis (Florianópolis), v. 1, p. 31-44, 2014.
Livros publicados/organizados ou edições
SOARES, L. (Org.) ; SILVA, I. O. (Org.) . Sujeitos da Educação e processos de sociabilidade: os sentidos da experiência. 1ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. v. 1. 294p .
Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
Marica Darquia Nogueira da Silva. As artes visuais nas práticas das professoras de uma Unidade Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Isabel de Oliveira e Silva.
Kassiane dos Santos Oliveira. Programa Escola Integrada em Belo Horizonte: sentidos e significados atribuídos pelas famílias à ampliação do tempo na escola. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Isabel de Oliveira e Silva.
Sandro Vinicius Sales dos Santos. A gente vem brincar, colorir e até fazer atividade: a perspectiva das crianças sobre a experiência de frequentar uma instituição de Educação Infantil. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Isabel de Oliveira e Silva.
Erica Dumont Pena. A “caixa preta” do cuidado. Relações de gênero e histórias de vida de trabalhadoras técnicas de enfermagem. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Isabel de Oliveira e Silva.
Ilma Lemos Pinheiro Lages. A Educação Infantil em Montes Claros: transformações institucionais e processos identitários. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Isabel de Oliveira e Silva.
Elenice de Brito Teixeira Silva. Condição docente na Educação Infantil: representações do presente. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Isabel de Oliveira e Silva.
Tese de doutorado
Érica Dumont-Pena. Cuidar: relações sociais, práticas e sentidos no contexto da Educação Infantil. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Isabel de Oliveira e Silva.
IZA RODRIGUES DA LUZ
Artigos completos publicados em periódicos
SILVA, Isabel de Oliveira e ; LUZ, I. R. ; FARIA FILHO, Luciano Mendes de . Grupos de pesquisa sobre infância, criança e educação infantil no Brasil: primeiras aproximações. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 15, p. 84-97, 2010.
SILVA, Isabel de Oliveira e ; LUZ, I. R. . Meninos na educação infantil: o olhar das educadoras sobre a diversidade de gênero. Cadernos Pagu (UNICAMP. Impresso), v. 34, p. 17-39, 2010.
MARTINS, Lincoln Coimbra ; LUZ, I. R. . Cultura escolar e indisciplina: em busca de soluções coletivas. Psicologia da Educação (Impresso), v. 30, p. 43-56, 2010.
LUZ, I. R.. A agressividade na concepção de Winnicott e suas implicações para a educação infantil. Aprender (Vitória da Conquista), v. Ano VI, p. 109-137, 2008.
Livros publicados/organizados ou edições
LUZ, I. R.; GONCALVES, L. A. O. (Org.) . Sociabilidade e ações coletivas: processos educativos em contextos escolares e não-escolares. 1. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. v. 01.
Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
Márcia Dárquia Nogueira da Silva. As artes visuais nas práticas das professoras de uma Unidade Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Iza Rodrigues da Luz.
Kassiane dos Santos Oliveira. Famílias e o Programa Escola Integrada: Expectativas e Interações.. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Iza Rodrigues da Luz.
LEVINDO DINIZ CARVALHO
Artigos completos publicados em periódicos
CARVALHO, Levindo Diniz. CRIANÇAS E INFÂNCIAS NA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL. Educação em Revista, p. 00-00, 2015.
CARVALHO, Levindo Diniz. Infância, Brincadeira e Cultura.. Horizontes (EDUSF), v. 27, p. 37-46, 2009.
Livros publicados/organizados ou edições
CARVALHO, Levindo Diniz; LEITE, Lúcia Helena Alvarez Leite (Org.) . Anais do I Seminário Internacional de Educação Integral: observando realidades e construindo compromissos. 1. ed. Belo Horizonte: , 2015. v. 1. 292p .
Fazzi, José Luiz ; CARVALHO, Levindo Diniz . Saberes da gestão: o trabalho socioeducativo com crianças e adolescentes. 1. ed. Belo Horizonte: ICA/PUC Minas, 2009. v. 1. 104p .
Lívia Maria Fraga Vieira
Artigos completos publicados em periódicos
SANTOS, N. E. ; VIEIRA, Lívia M. F. . A (re)configuração do trabalho docente na Universidade do Estado de Minas Gerais frente às reformas de estado e da educação nos anos 2000. Currículo sem Fronteiras, v. 15, p. 409-424, 2015.
VIEIRA, LIVIA MARIA FRAGA. Apontamentos sobre o documento ?Educação infantil: subsídios para a construção de uma sistemática de avaliação’. Nuances, v. 25, p. 18-35, 2014.
BARBOSA, L. C. M. ; VIEIRA, Lívia M. F. . Avaliações externas estaduais: possíveis implicações para o trabalho docente. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 11, p. 409-433, 2013.
VIEIRA, LIVIA MARIA FRAGA. Critérios de acesso à Educação Infantil no Brasil: estigmatização da pobreza, privilégio corporativo ou discriminação positiva?. Olhar de Profesor, v. 16, p. 49-74, 2013.
VIEIRA, Lívia M. F.. Obrigatoriedade escolar na educação infantil. Retratos da Escola, v. 5, p. 245-262, 2011.
VIEIRA, Lívia M. F.; SOUZA, G. . Trabalho e emprego na educação infantil no Brasil: segmentações e desigualdades. Educar em Revista (Impresso), v. 1, p. 119-139, 2010.
Livros publicados/organizados ou edições
OLIVEIRA, Dalila A. (Org.) ; VIEIRA, Lívia M. F. (Org.) . Trabalho na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012. v. 1. 468p .
Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
Liliane Cecília de Miranda Barbosa. O uso dos resultados do SIMAVE e suas possíveis implicações no trabalho dos gestores escolares e professores: o caso das escolas públicas de Formiga-MG. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Lívia Maria Fraga Vieira.
Kildo Adevair dos Santos. Parcerias público-privadas na educação básica no Brasil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docente. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Lívia Maria Fraga Vieira.
Marcos Welington Lima. As exigências de performatividade e seus impactos na identidade dos diretores escolares. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação-Programa de Pós Graduação em Educação, . Orientador: Lívia Maria Fraga Vieira.
Sandro Coelho Costa. A educação infantil no município de Contagem-MG: análise de uma política (1996-2010). 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Economia) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Lívia Maria Fraga Vieira.
Mércia de Figueiredo Noronha Pinto. O processo de implementação da educação infantil pública em Belo Horizonte: possibilidades e limites. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Lívia Maria Fraga Vieira.
Tese de doutorado
Erivane Rocha Ribeiro. O Programa Reinventando o Ensino Médio no Estado de Minas Gerais: uma análise sobre as condições do trabalho docente. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Lívia Maria Fraga Vieira.
Ademilson de Sousa Soares
Artigos completos publicados em periódicos
SOARES, A.S.. A Educação Infantil na rede pública de ensino: por um projeto pedagógico de qualidade.. Práxis Educativa (UEPG. Online), v. 10, p. 511-532, 2015.
SOARES, A.S.. INFÂNCIA, NATALIDADE E FORMAÇÃO DO PROFESSOR: DIÁLOGOS COM HANNAH ARENDT. Poiesis Pedagogica, v. 13, p. 87-112-112, 2015.
SOARES, A.S.. A formação do professor da Educação Básica entre políticas públicas e pesquisas educacionais: uma experiência no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 22, p. 443-464, 2014.
SOARES, A.S.; SILVA, S. P. . Cultura escolar no século XIX ? a infância do homem e a infância da pedagogia. e-Hum, v. 05, p. 22-45, 2012.
SOARES, A.S.. A autoridade do professor e a função da escola. Educação e Realidade, v. 37, p. 841-861, 2012.
SOARES, A.S.. Texto e contexto: as pesquisas em educação e comunicação. Educação (UFSM), Santa Maria – RS, v. 30, p. 71-88, 2005.
Textos em jornais de notícias/revistas
SOARES, A.S.. Na Educação Infantil a Base Nacional Curricular poderá ser um ganho. Boletim Pensar a Educação em Pauta, Belo Horizonte, 20 nov. 2015.
Orientações:
Mestrado
Lilia Aparecida Campos Ribeiro Barbosa. O professor já desistiu de trabalhar? Discutindo aspectos da síndrome de burnout em professores da cidade de Diamantina. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Ensino em Saúde) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus JK, . Orientador: Ademilson de Sousa Soares.
Maria Cristina Soares de Gouvea
Artigos completos publicados em periódicos
LISBOA, ALELUIA HERINGER ; GOUVEA, MARIA CRISTINA SOARES DE . COLÉGO ESTADUAL CENTRAL: AUTOGOVERNO E PRODUÇÃO SOCIAL DA EXCELÊNCIA NO ENSINO SECUNDÁRIO (BELO HORIZONTE, 1956-1964). Educação em Revista (UFMG), v. 32, p. 261-286, 2016.
GOUVÊA, MARIA CRISTINA SOARES DE; AFONSO, BRUNA ; FIGUEIREDO, ELLEN ROSE ; NOGUEIRA, PRISCILA BAHIENSE . O projeto republicano de instrução e as escolas isoladas urbanas: entre a transitoriedade e a permanência (Belo Horizonte 1906-1927). Revista Brasileira de História da Educação, v. 16, p. 311-340, 2016.
GOUVÊA, MARIA CRISTINA SOARES; SOUZA, ROSA FÁTIMA . DOSSIE: ESCOLA ISOLADAS E REUNIDAS: A PRODUÇÃO DA INVISIBILIDADE. Revista Brasileira de História da Educação, v. 16, p. 229, 2016.
NEVES, VANESSA FERRAZ ALMEIDA ; CASTANHEIRA, MARIA LÚCIA ; GOUVÊA, MARIA CRISTINA SOARES . O letramento e o brincar em processos de socialização na educação infantil brincadeiras diferentes. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 20, p. 215-244, 2015.
GOUVÊA, MARIA CRISTINA SOARES DE; CAMPOS, Regina Helena Freitas ; GUIMARAES, P. C. D. . A RECEPÇÃO DA OBRA DE BINET E DOS TESTES PSICOMÉTRICOS NO BRASIL: CONTRA FACES DE UMA HISTÓRIA. Revista Brasileira de História da Educação, v. 14, p. 215-242, 2014.
LANSKY, SAMY ; GOUVÊA, MARIA CRISTINA SOARES DE ; GOMES, ANA MARIA RABELO . Cartografia das infâncias em região de fronteira em Belo Horizonte. Educação & Sociedade (Impresso), v. 35, p. 717-740, 2014.
XAVIER, A. P. ; GOUVEA, M. C. S. . RETRATOS DO BRASIL: RAÇA E INSTRUÇÃO NOS CENSOS POPULACIONAIS DO SÉCULO XIX. Educação & Sociedade (Impresso), v. 34, p. 99-120, 2013.
GOUVÊA, MARIA CRISTINA SOARES DE. Escola compulsória inglesa: história e historiografia. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 18, p. 377-398, 2013.
CASTANHEIRA,MARIA LUCIA ; GOUVEA, M. C. S. ; NEVES, VANESSA . A PASSAGEM DA EDUCACAO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: TENSOES CONTEMPORANEAS. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 37, p. 121-140, 2011.
GOUVEA, M. C. S.. ESTUDOS SOBRE DESENVOLVIMENTO HUMANO NO SÉCULO XIX: DA BIOLOGIA À PSICOGENIA. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), v. 38, p. 535-558, 2008.
GOUVEA, M. C. S.. DISCURSOS, SABERES E PODER: ESTUDO DE ESCRITAS DE PROFESSORES E ESPECIALISTAS NAS REVISTAS EDUCACIONAIS PORTUGUESAS(1880- 1900). Revista Portuguesa de Educação, v. 21, p. 91-114, 2008.
Livros publicados/organizados ou edições
GOUVEA, M. C. S.; GERKEN, Carlos Henrique Souza . DESENVOLVIMENTO HUMANO: HISTÓRIA, CONCEITOS, POLÊMICAS. 1. ed. SÃO PAULO: CORTEZ, 2010. v. 1. 118p .
GOUVEA, M. C. S.. LENDO E ESCREVENDO LOBATO. 1. ed. BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA, 1999. v. 1. 132p .
Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
CIBBELE NORONHA. A REPRODUÇÃO INTERPRETATIVA NA CULTURA DE PARES DO OBSCENO INFANTIL. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, . Orientador: Maria Cristina Soares de Gouvea.
Tese de doutorado
ADRIANA MONTEIRO. DESENHO INFANTIL: A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS POR CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, . Orientador: Maria Cristina Soares de Gouvea.
ALELUIA HERINGER LISBOA. COLÉGIO ESTADUAL DE MINAS GERAIS: ” UMA ESCOLA SEM MUROS” (1956/1964″. 2011. Tese (Doutorado em EDUCAÇÃO) – UNIVERSIDADE FEDERAL MINAS GERAIS, . Orientador: Maria Cristina Soares de Gouvea.
MONICA YUMI JINZENJI. CULTURA IMPRESSA E EDUCAÇAO DA MULHER LIÇOES DE POLÍTICA E MORAL NO MENTOR DAS BRASILEIRAS. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Cristina Soares de Gouvea.
MIRIAN FÁBIA ALVES. POLÍTICA E ESCOLARIZAÇÃO EM GOIÁS- MORIRNHOS NA PRIMIERA REPÚBLICA. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, . Orientador: Maria Cristina Soares de Gouvea.
ANGELA CIBIAC. A PSICOLOGIA DA ADOLESCENCIA NO CAMPO EDUCACIONAL NO BRASIL: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO (1944-1959). 2006. Tese (Doutorado em Educação) – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, . Orientador: Maria Cristina Soares de Gouvea.
Maria Inês Mafra Goulart
Artigos completos publicados em periódicos
COUTINHO, F. A. ; GOULART, M. I. M. ; MUNFORD, D. ; RIBEIRO, N. A. . Seguindo uma lupa em uma aula de ciências para a Educação Infantil. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 19, p. 381-402, 2014.
Goulart, Maria Inês Mafra; GUIMARÃES, MARILIA BARCELLOS ; MEDRADO, JULIANA BASÍLIO ; PIERANGELI, THAYS . Quem são os professores da Educação Infantil? Um estudo a partir do Programa PROINFANTIL. Olhar de Profesor, v. 16, p. 31-48, 2013.
Goulart, Maria Inês Mafra; Roth, Wolff-Michael . Engaging young children in collective curriculum design. Cultural Studies of Science Education (Print), v. 5, p. 533-562, 2010.
Soares, E.S. ; GOULART, M. I. M. . Aulas compartilhadas na formação de licenciandos em matemática. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 13, p. 306-324, 2008.
GOULART, M. I. M.. Infância e Conhecimento. Paidéia (Belo Horizonte), v. 5, p. 28-41, 2007.
Livros publicados/organizados ou edições
ROTH, W. ; GOULART, M. I. M. ; PLAKITSI, K. . Science Education during Early Childhood. 1. ed. New York/London: Springer, 2013. v. 1. 221p .
Goulart, Maria Inês Mafra. Psicologia da Aprendizagem. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. v. 1. 98p .
Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
Celso Chipi Uzana Jose. Sentidos atribuídos pelos alunos do I Cíclo de ensino secundário às práticas do recreio da escola do Cabassango II. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Maria Inês Mafra Goulart.
Mônica Correia Baptista
Artigos completos publicados em periódicos
BAPTISTA, M. C.; MACHADO, M. Z. V. ; BELMIRO, Célia Abicalil . Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade. Perspectiva (UFSC), v. 33, p. 97-118, 2015.
Livros publicados/organizados ou edições
BAPTISTA, M. C.; Belmiro, Célia Abicalil ; MARTINS, A. A. ; MACIEL, F. . Onde está a literatura? seus espaços, seus leitores, seus textos, suas leituras.. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2014. v. 1. 236p .
Orientações e supervisões concluídas
Fernanda Rohlfs. Práticas de leitura literária na educação infantil: como elas ocorrem em turmas de uma UMEI em Belo Horizonte?. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) – Faculdade de Educação da UFMG, . Coorientador: Mônica Correia Baptista.
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Mayara Silva Cruz de Britto. Monografia de Connclusão do Curso de Pedagogia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Mônica Correia Baptista.
Gilvânia Costa Fernandes Soares. Monografia de Connclusão do Curso de Pedagogia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Mônica Correia Baptista.
Ricardo Carvalho de Figueiredo
Artigos completos publicados em periódicos
FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. A aprendizagem da docência em teatro através da participação em um projeto de Extensão Universitária. ARJ – Art Research Journal, v. 2, p. 138-153, 2015.
FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. TEATRO NA ESCOLA PÚBLICA: universidade e escola aliadas na formação do professor. Rascunhos, v. 2, p. 29-41, 2015.
FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. Da sala de aula à sala de ensaio: a formação do Professor Colaborativo. Paidéia (Belo Horizonte), v. 7, p. 109-125, 2010.
Rogério Correia da Silva
Artigos completos publicados em periódicos
SILVA, ROGÉRIO CORREIA DA; GOMES, ANA MARIA R. . Learning, body and territory among indigenous Xakriabá boys. Horizontes Antropológicos (Online), v. 21, p. 173-200, 2015.
SILVA, Rogério Correia da. Participação e aprendizagem na educação da criança indígena. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 19, p. 665-670, 2014.
SILVA, Rogério Correia da. circulando com os meninos: participação e aprendizado da criança Xakriabá na exploração do teritorio da atividade da caça. Tellus (UCDB), v. 13, p. 35-55, 2013.
SILVA, Rogério Correia da. As culturas infantis e os projetos de jogos e brincadeiras em espaços de Educação Infantil: um estudo de caso. Revista Paidéia, v. 9, p. 117-138, 2012.
Sara Mourão Monteiro
Artigos completos publicados em periódicos
MONTEIRO, SARA MOURÃO; Soares, Magda . Processos cognitivos na leitura inicial: relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 40, p. 449-466, 2014.
MONTEIRO, Sara Mourão. Sequências e atividades pedagógicas para alfabetização. Salto para o Futuro, v. 23, p. 08-18, 2013.
Almeida, Tatyane Andrade ; GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO ; MONTEIRO, SARA MOURÃO . Aprendizagem e desenvolvimento de crianças de seis anos na roda de história. Educacao e Realidade, v. 38, p. 1303-1326, 2013.
Livros publicados/organizados ou edições
BATISTA, Antonio Augusto Gomes ; MONTEIRO, Sara Mourão ; SILVA, C. S. R. ; CASTANHEIRA, Maria Lucia ; BREGUNCI, Maria das Graças de castro . Planejamento da alfabetização: capacidades e atividades. 1. ed. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2006. v. 6. 232p .
Gomes, Maria de Fátima Cardoso ; MONTEIRO, Sara Mourão . A aprendizagem e o ensino da linguagem escrita. 01. ed. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. v. 2. 87p .
BATISTA, Antonio Augusto Gomes ; MONTEIRO, Sara Mourão ; SILVA, C. S. R. ; BREGUNCI, Maria das Graças de castro . Monitoramento e avaliação da alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. v. 5. 52p .
BATISTA, Antonio Augusto Gomes ; VAL, Maria da Graça Costa ; Soares, Magda ; MONTEIRO, Sara Mourão ; SILVA, C. S. R. ; BREGUNCI, Maria das Graças de castro ; CASTANHEIRA, Maria Lucia ; FRADE, Isabel Cristina da Silva . Capacidades da alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. v. 2. 96p .
BATISTA, Antonio Augusto Gomes ; MONTEIRO, Sara Mourão ; SILVA, C. S. R. ; BREGUNCI, Maria das Graças de castro ; CASTANHEIRA, Maria Lucia . Avaliação Diagnóstica da Alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. v. 3. 86p .
BATISTA, Antonio Augusto Gomes ; SILVA, C. S. R. ; BREGUNCI, Maria das Graças de castro ; CASTANHEIRA, Maria Lucia ; MONTEIRO, Sara Mourão . Práticas escolares da Alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. v. 7. 92p .
BATISTA, Antonio Augusto Gomes ; SILVA, C. S. R. ; BREGUNCI, Maria das Graças de castro ; CASTANHEIRA, Maria Lucia ; MONTEIRO, Sara Mourão . Planejamento da alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. v. 3. 138p .
Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
Joaquina Roger Gonçalves Duarte. Formação continuada de Rede: Um estudo de caso da formação de professores no município de Lagoa Santa. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Sara Mourão Monteiro.
Vanessa Ferraz Almeida Neves
Artigos completos publicados em periódicos
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; CASTANHEIRA, Maria Lúcia ; GOUVÊA, Maria Cristina Soares . O letramento e o brincar em processos de socialização na educação infantil brincadeiras diferentes. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 20, p. 215-244, 2015.
GOMES, M. F. C. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; DOMINICI, I. C. . A psicologia histórico-cultural em diálogo: a trajetória de pesquisa do GEPSA. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, p. 44-49, 2015.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. História coletiva e construções subjetivas: uma trama de narrativas em uma creche comunitária. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 29, p. 225-246, 2013.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; CASTANHEIRA, Maria Lúcia ; GOUVÊA, Maria Cristina Soares . Eventos interacionais e eventos de letramento: um exame das condições sociais e semióticas da escrita em uma turma de educação infantil. Cadernos CEDES (Impresso), v. 33, p. 91-107, 2013.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; MORO, C. . Avaliação na educação infantil: um debate necessário. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 24, p. 272, 2013.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. História coletiva e construções subjetivas: uma trama de narrativas em uma creche comunitária.. Educação em Revista, v. 29, p. 225-246, 2013.
GOMES, M. F. C. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; OLIVEIRA, L. S. . Aproximações entre a Psicologia Histórico-Cultural e a Etnografia Interacional. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 1, p. 75-85, 2012.
MUNFORD, D. ; SOUTO, K. C. N. ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida ; BOSCO, C. S. . A disciplina escolar Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental: reflexões a partir de uma experiência de colaboração entre educadores e pesquisadores. Revista da SBEnBIO, v. 4, p. 10-14, 2012.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; GOUVÊA, Maria Cristina Soares ; CASTANHEIRA, Maria Lúcia . A passagem da educação infantil para o ensino fundamental: tensões contemporâneas. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 37, p. 121-140, 2011.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Gênero, sexualidade e Educação Infantil: conversando com mulheres, meninas e meninos. Paidéia (Belo Horizonte), v. 4, p. 147-167, 2008.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. O ontem, o hoje… O amanhã?. Pro-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 19, p. 275-282, 2008.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Pesquisa-ação e etnografia: caminhos cruzados. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 1, p. 57-71, 2006 .
Livros publicados/organizados ou edições
BAPTISTA, M. C. (Org.) ; COELHO, R. (Org.) ; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida (Org.) ; NUNES, M. F. R. (Org.) ; CORSINO, P. (Org.) ; BARRETO, A. R. (Org.) . Literatura na Educação Infantil: acervos, espaços e mediações. 1. ed. Brasília: MEC, 2015. v. 1. 187p .
Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
Isabela Costa Dominici. A educação infantil e os eventos de letramento em uma turma de 5 anos. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.